Trata-se de um blog com pequenas reflexões e testemunhos pessoais.
É neste espaço que revelo um pouco do que penso e do que sou.
Vejam e deixem a vossa opinião (:


25 de abril de 2014

E o poder passou para quem?

Passados 40 anos, o que realmente mudou?

Bem muitos falarão que de uma ditadura, de um regime político severo se passou para uma liberdade imensa. Mas o que veio trazer essa tão desejosa liberdade?

Não tendo vivido aqueles dias, onde acredito plenamente que não seriam dias de grande tranquilidade, eu me pergunto... o que mudou de 1974 para 2014?

Passamos  de uma grande taxa de analfabetismo para uma grande taxa de jovens com licenciaturas e doutoramentos, algo positivo ou talvez não... Não tenho nenhum número preciso, mas deveremos ter os mesmos ou ainda mais portugueses no estrangeiro, por isso tudo se mantém nesse âmbito.

Pobreza? Parece que a isso não fugimos. Naquele tempo, diz meu pai muitas vezes, uma sardinha teria que dar para 4 pessoas. Pessoas viviam numa pobreza imensa... Mas pergunto-vos, caros leitores, não estaremos a caminhar para o mesmo? Não estaremos a voltar para um tempo onde há muitos que têm tudo e outros que não têm nada? Mais um aspecto que parece não ser muito positivo e que nada mudou de há 40 anos para cá!

Mas então o que mudou? Mudou a liberdade de expressão, onde hoje eu tenha toda a liberdade para falar destes e outros temas, mas passou-se para uma liberdade extrema. Uma liberdade que passou o poder para os media. São eles que comandam tudo e mais alguma coisa. Eles têm o poder de constatar, argumentar e acusar tudo e mais alguma coisa. Eles têm o poder de mentalizar e formar os pensamentos de todos.

E agora pergunto-vos, onde está então a liberdade tão desejada?

Tenham cuidado com o que vêem e ouvem, pois de um momento para o outro poderão ser engolidos pelo maior dos poderes, o poder da comunicação social.

Usem a liberdade de uma forma respeitadora, digna e honesta. Usem a liberdade não para comandar, mas sim para mudar aquilo que tanta falta faz. Usem a liberdade para atuarem rápido nas necessidades de uma sociedade sem valores, sem esperança, sem rumo...

Procurem um novo caminho, um novo futuro, para que se possa ser digno de uma "liberdade libertadora" e não condicionada por alguns meios ou pessoas.

Façamos por ser o futuro certo para esta Sociedade, para este Portugal, para este Mundo!

Sem comentários: